Todo o chef ou aficionado por cozinha acredita ter em mãos a receita ideal para preparar o melhor cheesecake, mas na Valformoso comemoramos 2024 com uma sugestão de 5 receitas para um cheesecake perfeito.
A escolha não foi fácil, pois existem muitas formas de preparar e servir um excelente cheesecake.
Nas 5 receitas tivemos em conta as últimas tendências gastronómicas, as escolhas dos consumidores em pastelarias e restaurantes, a variedade de preparações…sabemos, portanto, que não será fácil escolher, por isso convidamo-lo a prepará-lo das 5 maneiras possíveis para escolher a sua preferida.
Ingredientes:
Para o molho de framboesa:
– 340g de framboesas frescas;
– 3 c. de sopa de açúcar granulado;
– 2 c. de chá de amido de milho;
– 1/2 chávena de água.
Para a forma:
– 2 chávenas de bolachas Oreo trituradas;
– 1 c. de sopa de açúcar granulado;
– 1 pitada de sal;
– 5 c. de sopa de manteiga Valformoso derretida.
Para o recheio:
– 900g de queijo creme natural Valformoso;
– 1/4 c. de chá de sal;
– 1 c. de sopa de extrato de baunilha;
– 1 chávena de açúcar granulado;
– 1 chávena de chocolate branco derretido;
– 4 ovos;
– 2/3 chávenas de nata fresca ácida;
– 2/3 chávenas de nata para bater.
Modo de preparação:
Para o molho de framboesa:
1. Numa panela leve ao fogo médio, adicione as framboesas, o açúcar, o amido de milho e água.
2. Deixe ferver e cozinhe até formar um molho espesso. Passe por uma peneira para uma tigela. Cubra com filme plástico e leve ao congelador até que seja necessário.
Para a forma:
1. Cubra o fundo e os lados de uma forma de mola de 22 cm com papel de alumínio extra-grande para que não entre água quando estiver no banho-maria. Enrole a parte superior da folha de alumínio à volta da borda superior da forma de mola. Também pode colocar a forma de mola dentro de uma forma de bolo um pouco maior.
2. Pré-aqueça o forno a 250ºC, colocando a grelha superior no terço inferior do forno. Numa tigela grande, misture as bolachas Oreo finamente moídas com o açúcar e o sal. Despeje a manteiga derretida por cima e misture até que as migalhas fiquem bem revestidas.
3. Despeje na forma preparada e alise delicadamente. Com cuidado, trabalhe as migalhas nas laterais para que tenham 1½ de altura e aproximadamente ¼ de espessura. Deve ter uma boa camada no fundo e as laterais devem ficar na metade da panela. Leve ao forno por 8 a 10 minutos ou até dourar levemente. Reajuste a temperatura do forno para os 225ºC.
Para o recheio:
1. Bata o queijo creme, o sal e a baunilha na tigela grande de uma batedeira por aproximadamente 4 minutos ou até ficar homogéneo e cremoso. Com a velocidade de mistura baixa, adicione aos poucos o açúcar e o chocolate branco, depois aumente novamente para alta rotação e bata por mais um minuto. Com a velocidade de mistura baixa, adicione os ovos um de cada vez, mexendo até incorporar. Adicione a nata fresca ácida, depois a nata para bater e bata em alta rotação durante 1 minuto.
2. Coloque a assadeira preparada numa assadeira grande com laterais altas. Despeje metade do recheio do queijo creme na assadeira, alisando a superfície com uma espátula. Misture 1/3 do molho de framboesa. Despeje o recheio restante por cima e misture mais 1/3 do molho de framboesa no recheio. Despeje a água fervida em volta da forma de mola, tomando cuidado para não sujar o recheio. Coloque no forno e leve a 225ºC durante 1 hora e 45 minutos. Se gosta de um cheesecake mais firme, continue assando por mais 15 minutos, perfazendo 2 horas.
3. Depois do cheesecake estiver assado, desligue o forno, abra levemente a porta e deixe arrefecer durante 1 hora. Este é o segredo para conseguir um topo perfeito sem que ele caia ou se formem rachaduras. Retire o cheesecake da forma, seque o fundo e cubra com uma folha de alumínio. Coloque no frigorífico para arrefecer pelo menos 4 horas antes de servir até 6 horas. Durante o processo de arrefecimento, o cheesecake deverá soltar-se das bordas da assadeira, facilitando e descomplicando a sua remoção antes de servir.
Ingredientes:
Para a base:
– 200g de bolacha Mulata ou outra a seu gosto;
– 2 colheres de sopa manteiga Valformoso derretida.
Para o recheio:
– 1 pacote de natas (alternativa saudável: 2 iogurtes gregos);
– ½ chávenas de açúcar (alternativa saudável: 2 colheres sopa mel);
– 1 embalagem queijo creme natural 200g Valformoso;
– 1 chávena de puré de abóbora cozida;
– 1 colher de chá de “pozinhos mágicos” (*).
Modo de preparação:
1. Triture as bolachas Mulata de chocolate (ou outras bolachas a gosto – tipo digestivas) e quando chegar ao ponto de pó adicione a manteiga derretida. Volte a envolver tudo para que fique uma mistura aglomerada.
2. No recipiente final de empratamento (taças individuais ou taça grande), coloque a mistura das bolachas e com a ajuda de uma colher ajuste a mistura.
3. Entretanto bata as natas e adicione o açúcar (ou mel). Reserve.
4. Para uma alternativa mais saudável, em vez de natas, troque por iogurte grego e adoce com mel, caso seja um iogurte sem açúcar.
5. Bata o queijo creme Valformoso à temperatura ambiente, com uma chávena de puré de abóbora, envolva metade das natas batidas (ou iogurte grego) e uma colher de chá dos “pozinhos mágicos” (*).
Envolva novamente tudo muito bem e coloque em cima das bolachas. Termine com o resto das natas (ou iogurte grego) e decore a gosto. Sirva bem fresco.
(*) Os “pozinhos mágicos” são uma mistura de canela, gengibre, noz-moscada e cravinho.
Num recipiente, coloque 3 colheres de sopa de canela, 3 colheres de chá de gengibre, 2 colheres e meia de chá de noz-moscada e 2 colheres de chá de cravinho (em pó, caso não consigam arranjar, coloquem 1 ou 2 cravinhos da índia no recipiente). É uma mistura que fica excelente em tudo o que seja receitas de abóbora e também combina muito bem com chocolate.
Receita original da chef Sónia Melo.
Ingredientes:
Para a base:
– 200g bolachas digestivas de aveia;
– 100g maçã desidratada;
– 1 colher de chá de canela;
– 2 colheres de sopa manteiga Valformoso derretida.
Para o recheio:
– 1 embalagem de queijo creme natural 200g Valformoso;
– 1 lata de leite condensado;
– 1 pacote de natas;
– 350g mirtilos;
– Granola ou frutos secos q.b.
Modo de preparação:
Para a base, triture bem até ficar em pó, as bolachas digestivas de aveia e a maçã desidratada. Acrescente a manteiga derretida e a canela. Envolva bem e coloque na base dos copos de servir e reserve.
Para efetuar o recheio, comece por triturar os mirtilos e reserve. Bata as natas e reserve. Bata também uma embalagem de queijo creme (à temperatura ambiente) e junte uma lata de leite condensado. Volte a bater e adicione de seguida o pacote de natas batidas e por fim os mirtilos triturados. Coloque o creme às colheradas por cima da base de bolacha que está nos copos. Decore com granola ou frutos secos torrados a gosto.
Receita original da chef Sónia Melo.
Ingredientes:
– 200g queijo fresco p/ barrar natural Valformoso;
– 250g manteiga Valformoso;
– 1 vagem de baunilha;
– 250g bolachas digestivas de aveia;
– Sumo de limão a gosto q.b.;
– Sumo de lima a gosto q.b.;
– 1 raspa de limão;
– 1 lata de leite condensado;
– 200ml natas;
– 500g mistura de frutos vermelhos.
Modo de preparação:
1. Desfaça a bolacha de aveia e misturar com os cubos de manteiga e refrigerar até solidificar.
2. Coloque o preparado no fundo da forma.
3. Misture o queijo fresco p/ barrar natural Valformoso, a baunilha, os sumos de lima e de limão e a raspa de limão.
4. Junte o leite condensado e as natas.
5. Cubra a base refrigerada com o preparado anterior.
6. Volte a refrigerar até solidificar.
7. Finalize com o preparado de frutos vermelhos no topo e, por fim, fatiar e servir.
É importante referir que o cheesecake deve ser servido bem fresco.
Receita original do chef Filipe Estrela Rego.
Ingredientes:
– 400g queijo creme light Valformoso;
– 150g açúcar em pó;
– 3 ovos;
– 1 raspa de laranja;
– 2 colheres de chá extrato baunilha.
Para a guarnição:
– Frutos vermelhos q.b.;
– Amêndoa palitada torrada q.b.;
– 1 laranja (raspa);
– Hortelã-chocolate e flores comestíveis.
Modo de preparação:
– Pré-aqueça o forno a 180ºC.
– Numa taça coloque as duas embalagens de queijo creme light. Bata ligeiramente para tornar mais cremoso e reserve.
– Separe as claras das gemas. Adicione as 3 gemas ao queijo creme e envolva levemente até obter uma textura ainda mais cremosa. Reserve as claras numa taça à parte e bata em castelo.
– Adicione à mistura do queijo creme e das gemas, o extrato de baunilha, o açúcar em pó e a raspa de laranja. Volte a envolver bem.
– Após as claras estarem bem firmes, envolva-as delicadamente na mistura cremosa.
– Deite todo o preparado numa forma redonda, previamente forrada com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido (com ventilação) cerca de 45 a 50 min.
– Deixe arrefecer por completo e finalize com frutos vermelhos, amêndoa palitada torrada, raspa de laranja, hortelã e flores comestíveis.
– De preferência, antes de servir, coloque o cheesecake no frigorífico.
Receita original da chef Sónia Melo.