Como conservar o queijo fatiado? | Insulac - Produtos Lácteos Açoreanos, S.A.

Como conservar o queijo fatiado?

Para os fanáticos de queijo, há que ter em conta algumas dicas sobre a sua melhor conservação, por forma a que possam saborear durante vários dias o seu queijo fatiado preferido.

De um modo geral, os queijos devem ser conservados no frigorífico, devidamente acondicionados, a uma temperatura constante entre os 0ºC e os 10ºC.

Se o produto no ponto de venda se encontra nos lineares de frio, isto significa que deverá continuar nas mesmas condições quando estiver na sua casa. No frigorífico devemos colocar este produto lácteo na zona mais fresca.

No caso do queijo fatiado Valformoso, este deverá ser envolvido por papel vegetal ou por uma folha de papel de rolo de cozinha, de forma a evitar que perca a sua viscosidade e adquira outros sabores. Depois de envolvido pelo papel, deverá ser disposto numa caixa de vidro com tampa vulgo tupperware bem fechado.

É também bastante importante ir mudando o material que envolve o queijo fatiado, por forma a manter as suas propriedades organoléticas (cor, aroma, aspeto e consistência) e microbiológicas.

Quando o queijo ficar demasiado seco, com uma textura viscosa não habitual, odor a amónia ou a qualquer outro odor atípico é aconselhado rejeitá-lo, por ser provável encontrar-se impróprio para consumo.

Para além disso, é importar referir que não é recomendável a congelação do queijo, uma vez que este processo altera a textura, o sabor e o aroma do produto.

Por último, não coloque diferentes queijos fatiados no mesmo recipiente, mas sim em recipientes diferentes, pois o tempo de conservação poderá ser diferente e para evitar que os odores e os sabores se misturem.