Queijos naturalmente sem lactose | Insulac - Produtos Lácteos Açoreanos, S.A.

Queijos naturalmente sem lactose

Vários tipos de queijo têm naturalmente quantidades baixas de lactose ou, por outras palavras, queijos naturalmente sem lactose. Na verdade, ao contrário de muitos outros lacticínios, o queijo, em geral, é muito pobre em lactose. Esta situação prende-se com a bioquímica do processo de fabricação e maturação do queijo.

Por natureza a lactose, presente no leite, fica maioritariamente retida no soro (líquido) que é drenado da coalhada (sólidos) após o processo de coagulação do leite. Depois do processo de prensagem, salga e durante o processo de maturação do queijo, a lactose remanescente transforma-se em ácido láctico. Portanto, a lactose vai decompondo-se naturalmente ao longo da maturação do próprio queijo Valformoso.

O Regulamento (UE) n.º 1169/2011, de 25 de outubro de 2011, estabelece as regras relativas à prestação de informação sobre as substâncias com efeitos alergénicos ou de intolerância cientificamente comprovados, para que os consumidores, em particular os que sofrem de intolerância à lactose, possam tomar decisões informadas e seguras. Por razões de clareza e de coerência, as regras para a utilização das menções que indiquem a ausência ou presença reduzida de lactose nos alimentos deverão ser determinadas pelo Regulamento (UE) nº 1169/2011, tendo em conta o parecer científico da Autoridade de 10 de setembro de 2010 sobre os limites máximos de lactose no contexto da intolerância à lactose e da galactosemia.

Segundo o anexo do Regulamento (CE) nº1924/2006, de 20 de dezembro de 2006, relativo às alegações nutricionais e de saúde sobre os alimentos, é possível, caso um alimento preencha naturalmente a(s) condição(ões) estabelecida(s) no anexo para a utilização de uma alegação nutricional, esta ser acompanhada do termo “Naturalmente/Natural”.

As análises realizadas pela Insulac, em laboratório externo, tendo por base o histórico dos últimos dois anos, revelam que os queijos tipo flamengo possuem teores muito baixos de lactose. Face ao exposto a alegação “Naturalmente Sem Lactose” também pode ser utilizada no queijo Valformoso, considerando o teor máximo de lactose (<0,1g/100g).