Vários tipos de queijo têm naturalmente quantidades baixas de lactose ou, por outras palavras, queijos naturalmente sem lactose. Na verdade, ao contrário de muitos outros lacticínios, o queijo, em geral, é muito pobre em lactose. Esta situação prende-se com a bioquímica do processo de fabricação e maturação do queijo.
Por natureza a lactose, presente no leite, fica maioritariamente retida no soro (líquido) que é drenado da coalhada (sólidos) após o processo de coagulação do leite. Depois do processo de prensagem, salga e durante o processo de maturação do queijo, a lactose remanescente transforma-se em ácido láctico. Portanto, a lactose vai decompondo-se naturalmente ao longo da maturação do próprio queijo Valformoso.
O Regulamento (UE) n.º 1169/2011, de 25 de outubro de 2011, estabelece as regras relativas à prestação de informação sobre as substâncias com efeitos alergénicos ou de intolerância cientificamente comprovados, para que os consumidores, em particular os que sofrem de intolerância à lactose, possam tomar decisões informadas e seguras. Por razões de clareza e de coerência, as regras para a utilização das menções que indiquem a ausência ou presença reduzida de lactose nos alimentos deverão ser determinadas pelo Regulamento (UE) nº 1169/2011, tendo em conta o parecer científico da Autoridade de 10 de setembro de 2010 sobre os limites máximos de lactose no contexto da intolerância à lactose e da galactosemia.
Segundo o anexo do Regulamento (CE) nº1924/2006, de 20 de dezembro de 2006, relativo às alegações nutricionais e de saúde sobre os alimentos, é possível, caso um alimento preencha naturalmente a(s) condição(ões) estabelecida(s) no anexo para a utilização de uma alegação nutricional, esta ser acompanhada do termo “Naturalmente/Natural”.
As análises realizadas pela Insulac, em laboratório externo, tendo por base o histórico dos últimos dois anos, revelam que os queijos tipo flamengo possuem teores muito baixos de lactose. Face ao exposto a alegação “Naturalmente Sem Lactose” também pode ser utilizada no queijo Valformoso, considerando o teor máximo de lactose (<0,1g/100g).